domingo, 13 de março de 2011

Gabarito dos exercícios do UNO

Pág. 244: 1-b); 2-c); 3-c); 4-I, III, IV; 5-a); 6-a); 7-02;
8- a) Os dois princípios do liberalismo mencionados nas citações são: Liberdade e prosperidade.
    b) Porque mesmo atuando em conjuntos com os trabalhadores e em nome da queda da aristocracia e seus privilégios, ao assumir o poder, a burguesia tende a desprezar os antigos parceiros e governar sozinha, em nome de seus interesses e em detrimento do ideal de igualdade defendido pelos trabalhadores,
    c) O ideal de sociedade defendido no manifesto  é o comunismo (ou socialismo, ou ainda igualdade).
9-e); 10-b); 
11- Podem ser destacados, entre outros, os processos a seguir: 
- A Europa ao longo do século XVI presenciou o fim da autoridade da tradicional aristocracia feudal. Esse fenômeno resultava, entre outros fatores, da crise agrícola dos séculos XIV e XV, das revoltas camponesas, do crescimento das cidades e do absolutismo.
- Em meio ao crescimento da autoridade do estado e da crise do feudalismo, a antiga aristocracia fundiária e militar transformou-se numa elite política ao serviço da monarquia. Porém, em tal transformação, o grupo não abriu mão da sua imagem militarizada de defensora da sociedade.
- Em finais do século XVIII a Revolução Francesa trouxe o término do absolutismo, como resultado de uma série de tensões sociais, entre as quais: as rebeliões camponesas e das camadas subalternas urbanas, a monárquica, as pretensões políticas e sociais da burguesia, além do ideário iluminista.
12-b); 13-d); 14-b);
15- a) Segundo o texto, havia mais de uma razão para os camponeses matarem coelhos e pombos: por um lado, os animais destruíam a produção agrícola dos camponeses; por outro, sendo a caça um direito exclusivo da nobreza, a matança desses animais simbolizava uma afronta a um privilégio aristocrático.
       b) Os seguintes privilégios foram eliminados pela Revolução Francesa: a exclusividade na caça, a cobrança de obrigações feudais pela nobreza, o uso de títulos de nobreza, a exploração do trabalho servil, a existência de tribunais especiais para os nobres, a isenção de impostos, a exclusividade no exercício de altos cargos na administração pública, na justiça, no exército e na igreja, entre outros.
16- Entre outros princípios, estão: liberdade de expressão, liberdade comercial, liberdade individual e respeito à propriedade privada.
Pág. 262: 1-c); 2-a); 3-b); 4-d); 
5- a) As mudanças suscitadas pela transferência da Corte enfatizadas no texto são, basicamente, a criação de novas instituições pela Coroa portuguesa, sediadas no Rio de Janeiro, e a centralização administrativa.
     b)Entre os objetivos do movimento pernambucano de1817 é possível citar a independência da região ou a instituição de um regime republicano.
6-d);
7- a) A partir do texto, deve-se perceber duas mudanças significativas ocorridas em 1808 quanto ao tráfico negreiro. Por um lado, ele foi proibido tanto nos Estados Unidos quanto no império Britânico; po outro lado, no Império Português ocorreu a intensificação do tráfico de escravos, que entravam em quantidade cada vez maior no porto do Rio de Janeiro.
     b) Entre os interesses do Império Britânico na proibição do tráfico negreiro, pode-se mencionar: a formação de um mercado consumidor para os produtos britânicos por meio da generalização do trabalho assalariado e a necessidade de reduzir a presença de comerciantes luso-brasileiros na África, onde os ingleses buscavam se fixar.
8- c); 9- c); 10- (01), (02), (04), (16), Soma: 23; 
11- Basta citar duas inovações, tais como a Biblioteca Real, atual Nacional, o Real Horto, atual Jardim Botânico, a Intendência de Polícia ou a vinda da Missão Artística Francesa. Uma das mudanças e sua respectiva consequência poderia ser a abertura dos portos às nações amigas e o rompimento com o pacto colonial, ou a elevação do Brasil a Reino Unido e o fim do status de colônia da América portuguesa.
12- c); 
13- a) Assinatura do tratado de Aliança e Comércio entre Brasil e Inglaterra, em 1810.
       b) Impactos econômicos: essa ação determinou o congelamento de um possível desenvolvimento manufatureiro no Brasil que, a partir de 1808, observou a revogaçãodo Alvará de 1785; o fluxo de produtos manufaturados ingleses para o Brasil determinou uma balança econômica desfavorável e um crescente endividamento. 
            Impactos políticos: a subordinação da economia brasileira à inglesa acarretou uma subordinação política e uma grande perda de autonomia; coibiu o desenvolvimento de mais um grupamento socioeconômico, no caso o burguês, fato que perpetuou o imobilismo das velhas oligarquias. 
14- (02), (16), Soma:18; 15- c); 
Pág. 268: 
1- a) A naturalização da pobreza pelas elites é funcional, porque as exime da resolução da questão. A inexorabilidade com que é representada impede que se entenda a pobreza como uma construção social e histórica, e, portanto, reversível.
     b) O efeito disso é o superdimensionamento da coerção em detrimento do combate aos mecanismos estruturadores da exclusão social.
     c) No que concerne à serventia para Portugal, o "padrão excludente" gerado na colônia contribuía para a conservação do Antigo Regime.
     d) Com exceção de alguns movimentos, como a Conjuração Baiana (1798), de caráter popular,e a Revolta dos Malês (1835), de escravos e libertos africanos, elas não eram antiescravagistas.
2- O quadro Independêcia ou Morte retrata o "grito do Ipiranga". Esse episódio, inventado posteriormente como "marco zero" da Independência do Brasil, é datado de 7 de setembro de 1822. O pintor representou a Independêcia do Brasil como resultado do voluntarismo e heroísmo do futuro imperador, expressos no seu grito de "Independência ou Morte", aclamado por civis e militares que o acompanhavam. No momento da produção da obra, o Segundo Reinado estava nos seus últimos anos, imerso numa crise política que desencadeous a Proclamação da república, em novembrbo de 1889. Setores políticos e sociais que apoiavam o regime rompiam com o imperador D. Pedro II. Dentre esses, as elites contrárias à abolição, setores da igreja e, principalmente, os militares. As campanhas em favor da República espalhavam-se por todo o Brasil. Ao valorizar a imagem do pai de D. Pedro II como líder e herói nacional, o quadro escoava as tentativas de estabilizar um império em crise. A obra foi produzida num contexto de construção de uma memória positiva sobre o Império e a nação.
3- a); 4- F,V,F,V,V; 5- F,F,F,V;
6- a) O sistema político brasileiro concebido em 1822 poderia ser definido como uma monarquia constitucional, cuja Constituição previa a existência de um quarto poder, o poder Moderador.
     b) O desequilíbrio entre o poder econômico e o poder político na segunda metade do século XIX pode ser relacionado, por exemplo, a transformações econômicas como a decadência das economias açucareira, no Nordeste, e cafeeira, no Vale do Paraíba, diante da expansão da cafeicultura no Oeste paulista.
7- d); 8- F,V,F,V,F; 9- F,V,F,F,V; 10- d); 11- b); 12- e); 13- a); 14- c); 15- e); 16- c).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores