terça-feira, 1 de março de 2011

Incofidência mineira

              

Introdução

A Inconfidência Mineira foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. De caráter separatista o movimento tinha como objetivo tornar o Brasil independente de Portugal. A inconfidência correu em Minas Gerais no ano de 1789, em pleno ciclo do ouro

Causas

Externas: Ao longo do século XVIII tornou-se comum à elite colonial, enviar seus filhos para estudar na Europa, onde tomaram contato com as idéias que clamavam por direitos, liberdade e igualdade. De volta à colônia, esses jovens traziam não só os ideais de Locke, Montesquieu e Rousseau (pensadores iluministas)
Outra importante influência que marcou a Inconfidência Mineira foi a Independência das 13 colônias inglesas na América do Norte, que apoiadas nas idéias iluministas não só romperam com a metrópole, mas criaram uma nação soberana, republicana e federativa. A vitória dos colonos norte americanos frente à Inglaterra serviu de exemplo e estímulo a outros movimentos emancipacionistas na América latina, incluindo o Brasil.

 Internas: Com o declínio do açúcar a mineração se torna a principal fonte de exploração de Portugal no Brasil. Dessa forma começa o ciclo do ouro. Mas para extrair o ouro das minas eram necessários equipamentos, obtenção de terrenos férteis e mão de obra barata, conseqüentemente, essa atividade foi controlada pelos proprietários rurais mais renomados da época.
A obtenção do lucro para Portugal ia através do quinto do que era extraído de ouro no Brasil. O quinto nada mais era do que a retenção 20% do ouro levados às Casas de Fundição, que pertenciam à Coroa Portuguesa.
Portugal, também requeria a derrama, um novo imposto cobrado para complementar os débitos que os mineradores acumulavam junto à Coroa Portuguesa.
Considerado abusivo, esse imposto tinha muita rejeição pelos colonos. Era uma prática opressora e injusta, onde em uma data específica divulgado por Portugal, soldados enviados pelas autoridades prendiam quem era contra, que protestava ou se negava a “colaborar”.

Os inconfidentes

Os líderes dessa conspiração eram Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Francisco de Paula Freire, ricos mineradores, pertencentes à elite, e também pessoas ligadas ao setor militar, e da administração da capitania. O único representante dos pobres era Tiradentes, que mais tarde seria o mártir da revolta.

Silvério dos reis

Joaquim Silvério dos Reis Montenegro Leiria Grutes foi um dos delatores da inconfidência mineira. Silvério dos reis era um fazendeiro falido e afundado em dividas com a coroa portuguesa e em troca do perdão de sua divida entregou o movimento do qual fazia parte. Forneceu a coroa portuguesa informações essenciais sobre o movimento como, por exemplo, quando ela estouraria e quem participava da inconfidência. O movimento tentaria derrubar a coroa no estado de Minas Gerais no dia de cobrar a derrama assim os inconfidentes teriam o povo revoltado contra a coroa e, eventualmente, abraçariam a revolução. O movimento foi abafado antes mesmo de começar e os membros foram presos. Silvério dos reis teve sua divida perdoada e outros benefícios.

O papel de Tiradentes

Após a revolução fracassar, Tiradentes é declarado o líder da conspiração e acaba preso como os outros membros do movimento. Devido sua origem humilde, ele é sentenciado à forca e é esquartejado. Seus pedaços são espalhados pela cidade para servir de exemplo a população enquanto os outros membros do movimento são apenas exilados.

Fontes: http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/inconfidencia_mineira.htm
http://www.historiabrasileira.com/brasil-colonia/o-quinto-e-a-derrama/
http://historianovest.blogspot.com/2010/04/inconfidencia-mineira.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores